quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ativ. 4.3 Mídia-Educação

Ativ 4.3 Leitura, reflexão e discussão sobre Mídia-Educação


Ao ler e refletir sobre a pesquisa feito por Silvio Costa Pereira mapeando atividades de mídia educação feita em escola de ensino fundamental de Florianópolis, observou os usos, dificuldades e soluções relacionadas as atividades sobre as mídias na escola. Antes eram utilizadas informações vindas de livros,revistas e jornais impressos, mas com as tecnologias e as várias mídias, quer seja rádio, TV. Internet etc., todas agem muito mais rápido disseminando e massificando. É necessário que o professor não só se preocupe em aprender manuseá-las, pois manusear com certeza o aluno aprenderá primeiro que o professor, mas principalmente, refletir procurando orientar seu aluno a ter uma visão crítica do mundo em especial a respeito das mídias. Qual o papel das mesmas? Como este está sendo executado? Para quem estão sendo direcionadas? Como aproveitá-las de forma positiva para sua aprendizagem? De acordo com a pesquisa de Silvio Costa, grande nº das escolas já possuem vários equipamentos de mídias, dentre as mesmas a que é mais acessível nas escolas é a TV,e também é a mais influencia devido se ter em quase todos os lares. Na atualidade a mídia vem ocupando espaços antes ocupados pela família igreja e escola, hoje ela tem o poder de transformar realidades e concepções dentro e fora da escola. Observamos quanto a mídia pode contribuir com a educação, também quanto poderá facilitar o processo ensino aprendizagem melhorando a qualidade educacional. Sendo a escola um espaço de aprendizagens e descobertas onde todas as tecnologias ali disponibilizadas, aos alunos podem contribuir com a construção de suas aprendizagens e modo de ser, mas também influência a criar identidades sociais, muitas vezes forjando os cidadãos a uma cultura globalizada fora de sua realidade. Ficando na responsabilidade da escola colocar em pauta a qualidade das informações colocadas em circulação, pois em tempo de internet é preciso repensar a mídia na produção dos sentidos. A mídia e educação deverão ser aliadas, uma deverá complementar a outra. A mídia não deverá influenciar com produtos prontos mas influência. A escola deverá se utilizar dos produtos prontos para incentivar e ensinar os alunos a utilizar os meio disponíveis para experiências e trabalhos pedagógicos. Nosso grupo de trabalho do eproinfo trabalhou um projeto com alunos surdos que fizeram muitas descobertas participando de suas aprendizagens , ficavam extasiados ao descobrirem algo novo mas quanto ao manuseio, estes já manejavam bem a internet e máquina fotográfica . Portanto realmente é preciso ser melhor trabalhado as mídias nas escolas no sentido de avaliarmos e despertar nos nossos alunos quais pontos são pontos positivos e negativos aproveitando as mídias nos positivos, e assim a educação aproveitará a mídia em prol do aluno e da sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário